Atum Tenório

Sobre as coisas que para aí andam e nos caem à frente.

segunda-feira, setembro 27, 2004

Coisa: Atum Tenório



Este último Domingo foi a ocasião de abrir o meu primeiro Tenório. O primeiro impacto são os dois filetes inteiros, muito bem alinhados e mergulhados em algo que diz ser azeite. Para acompanhar fiz um simples arroz porque o que o rapaz queria mesmo era aferir a qualidade do dito atum. Ensopei até o arroz num bocado do azeite para ter um melhor juizo... Bem, adiante. O azeite não é nada de extraordinário, pelo menos não é o azeite azeite que vai com as batatas lá na Zona 1 [1] mas tanto também não se esperava. O que se sabe e se verificou foi a qualidade do Tenório e dos seus dois filetes. Que marcharam muito bem, só faltou o vinho a acompanhar. Mas o provador queria-se sóbrio e portanto acompanhou foi com àgua.

O exemplar que veio à mesa lascava-se deliciosamente, apresentando ao ar, após partido (não sou um animal tão grande que enfie um filete inteiro goela abaixo) uma estrutura em camadas, roseas, e de efeito visual agradável. Satisfeitos os olhos, satisfez-se o palato. As ditas lascas também se desfazem muito bem na boca e deixam saudade quando vão pela goela abaixo. Para a próxima abro duas latas.

Portanto, o sabor era francamente superior aos outros atuns a que estou habituado, merce da situação económica que não traz Tenório à mesa de toda a gente. Também se pergunta "se trouxesse manter-se-ia como Tenório?" Mas isto são questões hipotéticas... A realidade é que sabia a atum e mais do que isso não se pede ao Senhor Rodrigez Tenório. Obviamente que uma lata de Tenório não será suficiente para cimentar uma opinião sobre o assunto apesar de se prevêr que se mantenha a defesa fundamentalista sobre a qualidade do dito Atum.


Cá do rapaz,
K.

[1] - Zona 1: Zona Demarcada do Queijo da Serra da Estrela

2 Filetes:

At 1:27 da manhã, Blogger Shade of blue said...

Não és animal para quê? Podes convencer quem te visita...mas a mim, que já partilhei incontáveis refeições contigo(algumas deviando o olhar das tuas interacções com a comida), ja será uma missão impossível. Só um exemplo: pastel de nata de uma só virada(até daqueles grandes da Av. de Berna), diz-te algo?
:> Olé

 
At 1:10 da manhã, Anonymous Ana Barreto said...

É fabuloso o atum tenório! Só como deste atum, é o meu favorito. As pessoas que dizem que os atuns são todos iguais não sabem o que dizem..

 

Enviar um comentário

<< Home